Notícias
Oito dicas certeiras para melhorar o rendimento do seu ar-condicionado
Nesta época do ano, de calor intenso, o ar-condicionado é responsável pelo aumento de até 45% no consumo doméstico. E isso reflete diretamente no valor da conta de luz. O engenheiro David Gurevitz, especializado em conservação de energia e manutenção predial e diretor da empresa Delphi, dá algumas dicas de manutenção para reduzir bastante o consumo, melhorando o rendimento do aparelho.
1- Limpeza
Limpe o filtro do ar-condicionado uma vez por mês. A sujeira impede a circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Basta retirar o filtro e lavar com água corrente. Em locais com muita exposição à poeira, a higienização deve ser feita quinzenalmente.
2- Ventilação
É importante deixar as portas e as janelas bem fechadas para evitar a entrada de ar externo no local que está sendo refrigerado para não forçar o aparelho.
3- Iluminação
Evite a entrada de calor de insolação desnecessária no ambiente; utilize filmes para refletir e isolar termicamente os vidros.
4- Cuidado
Não se esqueça de mandar o aparelho para manutenção pelo menos uma vez por ano, providenciando a lavagem completa das serpentinas do ar-condicionado. Geralmente não sabemos fazer a limpeza da parte interna. Por isso, contrate um serviço especializado.
5- Localização
Não instale o aparelho em lugares quentes, próximo a equipamentos elétricos ou na incidência do sol. Isso faz o equipamento trabalhar mais.
6- Faxina
Desligue o aparelho quando for varrer o cômodo, para que o pó não seja absorvido pelo equipamento.
7- Quente ou frio
O termostato é um dispositivo interno do ar condicionado que mede e informa a temperatura ambiente. Ele deve ser regulado adequadamente para não forçar o aparelho a consumir mais energia. O ideal é ficar entre 22°C e 25°C, pois a diminuição pode aumentar o consumo em até 7% por grau de redução de temperatura
8 - Cálculos de BTUs
Se no ambiente em que o ar-condicionado irá ficar não bate sol, multiplique 600 BTUs pelo metro quadrado do lugar e some 600 BTUs por pessoa adicional (a primeira pessoa não é somada) que for frequentar o ambiente.
Exemplo: No caso de um quarto de 12 metros quadrados, onde duas pessoas frequentam, o cálculo é (600 x 12) + 600 = 7.800 BTUs.
Se bate sol no local onde o ar irá ser instalado, o índice utilizado é de 800 BTUs, que é multiplicado pelo metro quadrado e somado aos 800 BTUs por pessoa adicional (a primeira pessoa não é contada). Exemplo: um quarto ensolarado, de 12 metros quadrados e três pessoas, o cálculo é (800 x 12) + 800 + 800 = 11.200 BTUs.
Fonte: Extra.Globo